O que é patologia?

A especialidade
Você sabe quem é o médico anátomo patologista?
Ele não tem consultório e sim laboratório. Ele atua dentro dos laboratórios de anatomia patológica como médico ou ainda responsável técnico. Somente médicos aptos, especialistas nesta área da medicina, podem exercer esta função, bem como emitir laudos anátomo patológicos, que são considerados, conforme
Conselhos Federal e Regional de medicina, ato médico.
O médico anátomo patologista atua nos bastidores. Faz parte de uma equipe médica e analisa, discute e orienta as condutas a serem tomadas pelo clínico e ou cirurgião. É através deste profissional da saúde, por exemplo, que se define se uma lesão é ou não câncer. É este médico que, através da análise de peças cirúrgicas, como por exemplo, um nódulo de mama, define se a doença se trata de processo benigno ou maligno. Por tanto, é ele quem define importantes diagnósticos.
Uma outra função do médico patologista, é analisar os “famosos” exames preventivos de câncer de colo uterino, o Papanicolau. É deste profissional a responsabilidade de diagnóstico final neste tipo de estudo.
É importante salientar também que o anátomo patologista realiza o exame pré-operatório por congelação, no qual o médico emite o seu parecer/laudo, durante o ato operatório. Ou seja, o paciente encontra-se no centro cirúrgico durante a intervenção, e o seu clínico cirurgião necessita de um diagnóstico imediato para definir condutas. É o patologista quem ele chama para esta orientação.
Para finalizar. É este medico também o responsável pela realização de necropsias técnico cientificas, que possibilitam descrever novas doenças emergentes. Agora você já sabe quem é o responsável pelo diagnóstico da sua doença: o médico patologista.
Você pode não o conhecer, mas ele está nos bastidores, laboratórios, e define a sua patologia. Este é um ato médico complexo e cuidadoso, cujo resultado deve ser interpretado pelo seu médico. É emitido um documento que definirá a conduta a ser tomada pelo seu médico. Na sua próxima consulta pergunte ao seu médico, que tipo de profissional que é responsável em analisar seus exames. Bons médicos são fundamentais nesta área de atuação.